Notícia 015

UNEB conquista vice-campeonato de futebol de robôs na Alemanha

O Bahia Robotics Team (BRT), equipe de robótica liderada pelo ACSO/UNEB, conquistou neste mês de abril o vice-campeonato de futebol de robôs na RoboCup German Open em Hannover na Alemanha. O evento é uma espécie de campeonato alemão de desafios científicos de robótica, mas a exemplo das competições nacionais de outros países, aceita a participação de equipes de qualquer parte do mundo.

A RoboCup, organizada pela Robocup Federation, é disputada desde 1997 e envolve três grandes desafios: Futebol de Robôs, Robôs de Resgate e Robôs Domésticos. Cada desafio é composto por várias modalidades.

Além da competição mundial, cada país membro da RoboCup Federation organiza sua própria competição nacional como evento aberto a toda a comunidade RoboCup.

O BRT participou do RoboCup German Open no período de 21 a 25 de abril de 2008 nas modalidades Futebol Simulado 2D (equipe Bahia2D) e Realidade Mista (equipe BahiaMR). A aluna egressa da Uneb (curso de Análise de Sistemas) e do ACSO/BRT, Jessica Meyer, representou as duas equipes presencialmente em Hannover.


Foto 1: Competidores da Modalidade Realidade Mista no German Open 2008.

A modalidade Futebol Simulado 2D sofreu uma série de imprevistos e problemas na organização do evento de última hora. Os organizadores optaram por usar a recém-lançada versão do simulador de futebol (versão 12) pegando todas as equipes de surpresa. A equipe Bahia2D passou por sérias dificuldades para adaptar o time para a nova versão pois contava com apenas uma pessoal em Hannover e, mesmo com o apoio a equipe de pesquisadores e estudantes que estavam remotamente em Salvador, ficou difícil fazer um bom ajuste em apenas 02 dias, prazo dado pela organização do evento.

Apesar disto, foi possível ter uma equipe que funcionou e participou da competição chegando a vencer uma partida contra a equipe Austríaca KickoffTug. O Bahia2D terminou em quinto lugar na competição.

Vice-Campeonato

Na modalidade Realidade Mista, apesar de uma série de contra-tempos com a organização do evento também, a equipe BahiaMR conseguiu conquistar o vice-campeonato da modalidade, trazendo mais um importante resultado para o ACSO/BRT.


Foto 2: Jessica recebendo o certificado do vice-campeonato.

Nesta modalidade micro-robôs reais atuam sobre um ambiente virtual simulado em uma tela LCD. Os robôs da UNEB que já haviam conquistado o quarto lugar no mundial de Atlanta em 2007, atuais campeões brasileiros (RoboCup Brasil 2007 em Florianópolis), agora conquistaram o vice-campeonato alemão. O resultado é muito relevante, considerando que a Alemanha, ao lado de Japão e EUA, é uma forte potência das pesquisas em robótica autônoma.


Foto 3: Lance de Gol do BahiaMR em uma das partidas da competição que resultou no título brasileiro em 2007.

Superando dificuldades

Como sempre, a criatividade e dedicação do brasileiro é um diferencial notável. Neste evento, diversas dificuldades foram superadas com muito trabalho e dedicação. A participação da UNEB foi possível sem qualquer custo por dois motivos: 1) a nossa representante Jessica está residindo na Alemanha em função do Mestrado que iniciou lá assim que concluiu sua graduação na UNEB no último período letivo; 2) Jessica trabalhou como voluntária apoiando a organização do evento em troca da taxa de inscrição das equipes no mesmo. Sem esta importante dedicação, dificilmente participaríamos deste evento. Portanto ficam aqui os agradecimentos públicos da UNEB, do ACSO e do BRT a Jessica Meyer pela sua dedicação e por ter nos representado tão bem no evento.


Foto 4: Jessica trabalhando durante o evento.

Mundial na China

Em 2008, a competição mundial RoboCup ocorrerá em Suzhou na China no período de 14 a 20 de julho de 2008. O BahiaMR irá integrar a Seleção Brasileira de Robótica que irá à China defender o Brasil nesta importante competição.

O momento agora é de preparação para buscar um bom resultado no mundial como conseqüência de mais um período de muito trabalho e dedicação de toda a equipe.

O Bahia Robotics Team é uma iniciativa criada e liderada pelo ACSO/UNEB que visa unir todos os pesquisadores e estudantes da Bahia interessados em pesquisas avançadas sobre Inteligência Artificial e Robótica. Atualmente compõem a equipe BRT pesquisadores da UNEB e estudantes da UNEB e FIB.