Notícia 014

ACSO está qualificado para a copa do mundo de futebol de robôs (RoboCup 2008) pelo segundo ano consecutivo.

O Bahia Robotics Team (BRT), equipe de robótica liderada pelo ACSO/UNEB, obteve neste mês de março a sua qualificação para disputar a copa do mundo de futebol de robôs: a RoboCup 2008. Pelo segundo ano consecutivo, o BRT irá representar o Brasil na principal competição científica internacional.

A RoboCup, organizada pela Robocup Federation, é disputada desde 1997 e envolve três grandes desafios: Futebol de Robôs, Robôs de Resgate e Robôs Domésticos. Cada desafio é composto por várias modalidades. O BRT qualificou-se para disputar a modalidade Realidade Mista (Mixed Reality - MR). Nesta modalidade micro-robôs disputam uma partida de futebol sobre um ambiente simulado e projetado numa tela de LCD.

Desafio Científico

O Futebol de Robôs é considerado pela comunidade científica como um dos principais desfios científicos contemporâneo. Ao conseguir programar robôs para jogar futebol, estaremos conseguindo resolver diversos problemas postos pela sociedade moderna, a exemplo de veículos autônomos não tripulados, gerenciamento e distribuição de energia, robôs de serviços domésticos, dentre outros.

A grande meta da RoboCup Federation é conseguir implementar um time de robôs humanóides capa de derrotar o campeão do mundo da FIFA até 2050. É um desafio ambicioso e do qual todos os grupos de pesquisa que atuam na RoboCup fazem parte. O ACSO/UNEB integra esta comunidade científica.

Histórico

O BRT participou da RoboCup pela primeira vez em 2007. Neste ano o BRT, qualificou-se em duas modalidades: MR e Futebol Simulado 2D. Na modalidade 2D não são usados robôs reais, todo o jogo e os próprios robôs são simulados. Para qualificar-se nesta modalidade, é necessário disputar um torneio remotamente com os demais candidatos. Em 2007, os oito melhores colocados no torneio qualificaram-se. Além disto, dentre os desclassificados, os cinco melhores artigos científicos foram qualificados para a competição mundial. O BRT foi um deste melhores artigos tornando-se o único brasileiro a participar desta modalidade em 2007.

Na modalidade MR, o BRT foi escolhido entre os 27 grupos de pesquisa do mundo que submeteram uma proposta de trabalho, como um dos 12 mais qualificados. Participou da RoboCup 2007 em Atlanta, EUA e obteve o quarto lugar no torneio de futebol da modalidade MR. Este foi o melhor resultado obtido por uma equipe brasileira em toda a história da RoboCup.

Ainda em 2007, o BRT disputou a edição nacional da RoboCup, a RoboCup Brazil Open em Florianópolis, SC. Nesta competição, o BRT conquistou o terceiro lugar na modalidade 2D e o título de campeão brasileiro na modalidade MR.


Foto 1: Lance de Gol do BahiaPV em uma das partidas da competição que resultou no título nacional.

Em 2008, as regras para qualificação na modalidade 2D modificaram-se e apenas os treze melhores qualificados no torneio remoto foram selecionados. O BRT não obteve sucesso nesta qualificação, apesar de repetir o resultado de 2007 de ser a equipe brasileira melhor classificada neste torneio.


Foto 2: Troféus de Campeã da Categoria Visualização Física e Terceiro Lugar na categoria Simulação 2D conquistados pela equipe Bahia Robotics Team.

Na modalidade MR, a seleção foi feita a partir da avaliação de artigos científicos e o BRT foi selecionado para representar o Brasil na China em Julho de 2008. Desta forma, pelo segundo ano consecutivo a UNEB integrará a Seleção Brasileira de Robótica e enviará seus pesquisadores e estudantes para representar nossa instituição e nosso país na China.