Notícia 003

ACSO qualificado para a principal competição mundial de Robótica em 2007

Através do consórcio Bahia Robotics Team (BRT) composto por UNEB e mais duas instituições baianas, o grupo de pesquisadores da linha Robótica Inteligente obteve a qualificação para a Robocup 2007, principal competição mundial de robótica. O BRT é um dos integrantes da seleção brasileira de robótica e foi agraciado com uma vaga na Physical Visualization(PV) Sub-league. Esta é a mais nova categoria da Robocup, iniciativa internacional de pesquisa em robótica e inteligência artificial criada em 1996. A subliga PV caracteriza-se pelo uso de mini robôs Eco-be (foto) utilizados em um ambiente simulado. A proposta é criar robôs autônomos capazes de resolver problemas diversos em um ambiente de realidade virtual criado por um simulador.

Ecobe CITIZEN

Esta união entre robôs reais e ambiente virtual é denominada realidade aumentada. Através da PV, é possível programar robôs autônomos para ambientes de futebol de robôs, robótica educacional, controle de tráfego urbano em situações de emergência, jogos de futebol interativos (participação de robôs e humanos), inteligência artificial social (inteligência de enxames e vida artificial).

O Eco-Be(foto) é um mini robô desenvolvido pela Citizen, Co, Japan com dimensões de 1x2x1 cm, alimentado por uma bateria de relógio. Na PV, os robôs irão deslizar sobre a superfície de uma tela grande de TV onde será projetado o ambiente simulado e os objetos simulados, como bolas e traves. Uma câmera sobre a tela transmite para um simulador as posições de cada robô. Cada robô é controlado por um programa agente externo que recebe informações do simulador e tomam suas decisões emitindo comandos diretamente através de uma rede sem fio para o robô controlado . A figura 1 ilustra esquematicamente o layout de funcionamento da liga PV.


Figura 1 - Esquema de funcionamento da liga PV

O BRT, como uma das 12 equipes selecionadas no mundo inteiro para disputar a PV durante a Robocup 2007 em Atlanta, irá receber a doação de um kit composto por 15 robôs Eco-Be por parte da Citizen,co. Com este kit, os pesquisadores do BRT terão um desafio definido pelo comitê organizador da subliga para ser vencido até a data da Robocup 2007 (no mês de julho). Para concorrer a uma destas 12 vagas, cada grupo de pesquisadores interessado precisou submeter um formulário descrevendo a instituição e o grupo de pesquisa, apresentando argumentos que capacitassem o grupo a ser um dos escolhidos para disputar a categoria PV em Atlanta. Foram 27 submissões de grupos de pesquisas espalhados por todo o mundo. A seleção brasileira de robótica (ITA, UFBA, UFRN, UFES, UNIFEI, FEI, IMAUA, BRT, FURG, UNESP e UBM) fez a submissão independente de cada um dos seus componentes, visando obter a maior representatividade brasileira possível na liga. A estratégia deu certo e, dos 12 selecionados, o Brasil é o país com a maior representatividade. Os três grupos brasileiros contemplados foram o BRT (UNEB/FIB/FRB), UFRN e FURG. Cada grupo receberá o kit com os robôs Eco-Be e representará o Brasil na Robocup em Atlanta.

É importante destacar que os mini robôs Eco-Be são uma nova plataforma para a pesquisa e desenvolvimento da robótica inteligente e, além dos idealizadores destes robôs, os 12 grupos selecionados serão os primeiros pesquisadores do mundo a terem contato com os novos robôs.

Além da PV, o BRT está concorrendo também a uma vaga na categoria futebol simulado 2D para a Robocup 2007. Nesta categoria não são usados robôs reais. Os robôs são simulados por um programa na tela de um computador convencional. Apesar da ausência dos robôs reais, nesta categoria soluções avançadas de inteligência artificial para o problema do futebol de robôs podem ser testadas e validadas com baixo custo. Os resultados e contribuições científicas obtidos nesta categoria de simuladores são reutilizados futuramente nas categorias que utilizam robôs reais, inclusive na PV. O BRT irá disputar a partir de 12 de março de 2007 com outras 43 equipes de todo o mundo uma das 13 vagas para categoria futebol simulado 2D na Robocup 2007 em Atlanta. 8 vagas serão para as equipes melhores classificadas num torneio disputado por pontos corridos entre todas as 44 equipes. As outras 5 vagas irão para os melhores artigos científicos submetidos juntamente com a competição de qualificação. Juntam-se a estes 13 classificados, as três melhores equipes da categoria na Robocup 2006 disputada em Bremen, na Alemanha.

A Seleção Brasileira de Robótica é composta pelo BRT e mais onze instituições e grupos de pesquisa espalhados pelo Brasil. Ao todo, a delegação brasileira para a Robocup 2007 em Atlanta está estimada em 25 pessoas. Por enquanto, a Seleção Brasileira de Robótica continua em busca de patrocínios para financiar os custos da viagem para representar o nosso país no mais importante evento de Robótica do mundo. Os interessados em patrocinar a Seleção Brasileira de Robótica podem contactar o Prof. Marco Simões (msimoes@uneb.br), pesquisador-líder do BRT, ou o Prof. Jackson Matsuura (jackson@ita.br), coordenador da Seleção Brasileira de Robótica.

Outras informações sobre a PV podem ser obtidas no site: http://er04.ams.eng.osaka-u.ac.jp/ecobe-robocup/. A lista completa das equipes qualificadas para a PV 2007 pode ser vista em: http://wiki.cc.gatech.edu/robocup/index.php/Physical_Visualization_Sub-League#Qualification_Procedures_and_Dates