Notícia 001

UNEB integra Equipe Brasileira de Competições de Robótica

Por iniciativa do Prof. Jackson Matsuura, da Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi criada a Equipe Brasileira de Competições de Robótica, também sob sua coordenação e que tem por objetivo representar o Brasil na competição mundial de robótica RoboCup, em 2007, que será realizada na cidade de Atlanta, Estados Unidos.

A RoboCup é a competição de robótica mais importante do mundo. Além de categorias de futebol de robôs e robôs de resgate, conta também com categorias de robôs domésticos e até robôs dançarinos. Participaram do Mundial de 2006, realizado na Alemanha, durante a primeira fase da Copa do Mundo da FIFA, 440 equipes de 35 países. A equipe brasileira, já classificada para o mundial 2007 em duas categorias — RoboCup Junior Dance e RoboCup Junior Rescue — tentará a classificação em outras sete: RoboCup Soccer Simulation 2D, RoboCup Soccer Simulation 3D, RoboCup Soccer Simulation Physical Visualization, RoboCup Rescue Simulation Agents, RoboCup Rescue Simulation Virtual Robots, RoboCup Small Size Soccer e RoboCup Humanoids Soccer.

A UNEB - Universidade do Estado da Bahia integra a Equipe Brasileira de Competições de Robótica através de um consórcio denominado Bahia Robotics Team (BRT), uma iniciativa do ACSO - Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, sob a coordenação do Professor Marco Simões do Departamento de Ciências Exatas e da Terra I (DCET I). O BRT, também coordenado pelo Professor Marco Simões, é uma parceria entre o ACSO e grupos de pesquisa da FIB e Faculdade Ruy Barbosa - FRB, com o objetivo de criar uma segunda equipe baiana de robótica (já existe o MecaTeam da UFBA) para disputa das competições nacionais e internacionais da RoboCup.

Com um projeto de pesquisa em andamento, o BRT irá disputar a qualificação para o mundial 2007 nas categorias RoboCup Soccer Simulation 2D e RoboCup Soccer Simulation Physical Visualization. O projeto de pesquisa conta com a participação de alunos bolsistas de iniciação científica das três instituições que compõem o BRT, alunos voluntários e professores da UNEB. Além das bolsas de iniciação científica, a UNEB tem disponibilizado infra-estrutura para a pesquisa através do espaço físico do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CPT) no campus I.

Além da UNEB, participam desta iniciativa representantes do Centro Universitário da FEI, da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), do Instituto Mauá de Tecnologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBa), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" (Unesp) – campus Sorocaba, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), do Centro Universitário da Bahia (FIB), da Faculdade Ruy Barbosa (FRB), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Clube de Investigação Científica Robotics (CIC Robotics).

Vencidas as primeiras etapas para a inclusão da equipe brasileira entre os competidores da RoboCup 2007, o grande desafio a ser enfrentado é conseguir o patrocínio necessário para garantir a participação da delegação completa, formada por 25 pessoas (professores e alunos de mais de dez instituições de ensino superior).